Veja o que Ravana fez para emagrecer 16,0 Kg
Em sua infância, Ravana era considerada uma criança magra demais - levando, inclusive, seus pais a lhe dar suplementos para estimular seu apetite. Quando chegou à adolescência, ela ganhou mais corpo, mas isso não foi encarado como algo positivo. Essa insatisfação a levou, aos 16 anos, por influência de sua mãe, a procurar um endocrinologista. Foi quando começou a tomar remédios para emagrecer. "Na época eu não tinha noção do mal que isso fazia, e nem minha mãe. Depois que o efeito do medicamento passou, eu fui engordando mais e mais."
Com os efeitos da medicação, Ravana chegou aos 68 kg, os quais manteve até os 20 anos. Nessa época, decidiu fazer uma dieta por conta própria. "Essa dieta me deixava muito fraca, mas suportei até conseguir chegar aos 60 kg", relata ela, que conseguiu manter esse peso até os 23 anos, mas logo voltou aos 68 kg de outrora, por falta de atividades físicas.
"Então, em 2004, voltei com medicamentos, que me deixaram extremamente
irritada e nervosa. Fiquei magra e infeliz pelos efeitos que os
medicamentos me causavam. Fiquei toda roxa, com taquicardia, achei que
fosse morrer", lembra Ravana.
1 de 3
Depois de abandonar os remédios, Ravana chegou aos 85 kg. Apesar das más experiências, ela voltou a tomar anfetamina. Com elas, chegou aos 70 kg e, no mesmo ano, engravidou de seu primeiro filho. "Levei muita bronca da minha obstetra, pois, com 2 meses de gestação, já havia ganhado 10kg", conta. Em toda a sua gravidez, Ravana engordou 25 kg.
O encontro com o Dieta e Saúde
Quando procurava por dietas pela internet, Ravana encontrou o
Apenas três anos depois, em 2010, que Ravana decidiu encarar o programa.
"Vi fotos de mulheres muito gordinhas e que estavam super bonitas
depois de atingirem o peso ideal, achei incrível", justifica. Logo na
primeira semana, ela já havia eliminado um quilo e meio - e esse
processo não parou. "Foi então que comecei a ver que realmente era
verdade, que o programa funcionava e como eu havia perdido tempo em não
participar."
Para que seu emagrecimento desse certo, Ravana classificou como fundamental o uso do contador de pontos. "O contador de pontos é extremamente importante. Sem ele não tem como se organizar, saber o que podemos comer, equilibrar nosso cardápio diário, ingerindo nutrientes essenciais para uma alimentação saudável", explica. "Posso comer desde chocolates a duas fatias de pizza, isso sem comprometer minha evolução no programa."
Motivação extra com os blogs da comunidade
O blog também a ajudou a se manter firme e forte no programa. "Sem ele também fica difícil, pois a comunidade, os amigos que fazemos por lá, não têm preço. Temos um apoio maravilhoso das pessoas, da nutricionista", conta ela, que ressalta que a ajuda vai além do emagrecimento. "Pessoas com problemas familiares, no trabalho, acabam expondo sua vida no blog. Desta forma, recebem um carinho imenso dos outros, que muitas vezes se identificam com tais problemas e, assim, um acaba dizendo algo que outro precisava ouvir naquele momento. Isso ajuda bastante."
1 de 2
"o Dieta e Saúde você encontrará o que tanto procura: comer o que gosta e ainda emagrecer"
Além disso, o blog serviu como válvula de escape para Ravana, onde ela aproveitou para descarregar a tensão da dieta. "Muitas vezes estou ansiosa, e ansiedade não combina com nenhuma dieta, então vou blogar, escrever, aliviar a tensão", conta ela, lembrando que a ajuda mútua é muito importante para todos os envolvidos no programa de emagrecimento. "Eu não fico sem postar para as pessoas, porque isso também me trás certa alegria, a alegria de poder ajudar alguém, de saber que não sou a única a ter problemas."
Para Ravana, o contador de exercícios também é fundamental para se manter no emagrecimento, pois vão para a poupança de pontos de exercícios. Qualquer atividade que fazemos, desde brincar com o filho ou fazer uma caminhada, vale pontos que podemos usar em uma eventual festa que surja, sem comprometer o emagrecimento?, destaca. A evolução também a ajudou muito: "Ganhar estrelinhas por estar se aproximando da meta nos dá a certeza de que estamos no caminho certo".
Sem medicamentos
Depois do sufoco que passou e dos quilos que ganhou, Ravana quer distância de medicamentos, e comemora por ter reaprendido a comer. "Hoje que descobri como é ter uma vida saudável, sei que não preciso passar fome, restringir demais, ou tirar do cardápio os alimentos que gosto de comer para poder ficar magra. Penso em seguir no programa até onde eu puder ficar, pois reeducação alimentar é para vida toda. O
"O Dieta e Saúde significa um lugar onde eu posso estar sempre aprendendo, onde eu sei que consigo o meu objetivo, onde eu encontro suporte e ajuda necessária para o que quero, que é me manter magra e saudável. Um lugar que tem o comprometimento com seus assinantes e que realmente realiza o que oferece, que é dar resultados satisfatórios", completa.
Para Ravana, tudo valeu a pena no programa de emagrecimento: participar da comunidade, postar no blog, comentar no blog de outras pessoas, dividir dúvidas e alegrias, e, principalmente, se comprometer. "No